Impressões

                                                                                                                                                                                                   

MARCAS

TECNOLOGIA AINDA MAIS VALIOSA

A tecnologia continua a imperar entre as marcas mais valiosas do mundo, de acordo com o estudo da Brand Finance respeitante a 2020. A Amazon, que a Brand Finance classifica como retalhista e não como tecnológica, mantém o primeiro lugar da lista das 100 mais valiosas e a Google passa para a segunda posição, por troca com a Apple. Curiosamente, a primeira grande marca chinesa a surgir na tabela, em sexto lugar, é financeira, o gigante bancário ICBC. Entre as 10 primeiras classificadas só três marcas vêem reduzir-se ligeiramente o respectivo valor: a Apple, a Microsoft e o Facebook. Todas as outras se apreciaram fortemente, apesar da crise mundial suscitada pela pandemia da COVID-19, ou mesmo beneficiando do impulso que ela deu ao recurso às novas tecnologias.

INQUIETAÇÃO DO SÉCULO

O QUE MUDA COM AS ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS

O aumento da temperatura do planeta traz consequências ambientais que questionam o modelo de desenvolvimento preponderante desde a Revolução Industrial do século XIX. As grandes instituições globais assumiram a causa do combate às alterações climáticas e fazem alertas sistemáticos quanto aos efeitos catastróficos que poderão advir do aumento da temperatura média da Terra, estabelecendo fasquias que colocam cada vez mais abaixo. Já não chega conter o aumento da temperatura nos 2 graus centígrados em relação ao período 1850-1900, que representa as condições climáticas pré-industriais. A linha vermelha passou recentemente para 1,5 graus. É a conclusão do Painel Intergovernamental para as Mudanças Climáticas (IPCC), patrocinado pelas Nações Unidas (ONU), com o secretário-geral da organização, António Guterres, a surgir numa das últimas capas da revista Times, de pé, envergando fato e gravata, com as águas da costa de Tuvalu, um dos países mais vulneráveis, a cobrirem-lhe os joelhos.              

DIGITALIZAÇÃO

TRABALHO REMOTO

Trabalhar a partir de casa não é uma novidade proporcionada pelas tecnologias de comunicação. Mas com a emergência do COVID-19 passou a representar um desafio para todas as organizações e também uma oportunidade para reformular a organização do trabalho. O teletrabalho representa um novo padrão, inovador, de organizar os colaboradores e constitui um forte impulso para elevar o nível de digitalização.

A pandemia do novo coronavírus colocou uma boa parte do mundo em casa. Como evitar que a vida pare completamente quando a população está confinada? A solução foi recorrer, com base nas tecnologias disponíveis, ao trabalho à distância. O teletrabalho já existia antes do vírus devorar o mundo, mas era encarado apenas como algo a ter em conta no futuro.

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